Nosso Blog

Leia os Últimos Artigos da Reconquista

Confira algumas dicas para reduzir este sofrimento

Reduzindo a dor da separação

Quando passamos por um processo de separação ou rompimento de um relacionamento significativo surge a dor emocional, que por vezes confunde-se com uma dor "física".

Vale lembrar que esta separação entre a dor física e emocional são coisas que apesar de tentarmos por vezes categorizar de maneiras distintas, não é exatamente como o nosso corpo as interpreta.

Para o nosso corpo, essa distinção nem sempre é óbvia. A neurosciência explica que de um modo geral, nosso cérebro processa as duas formas de sofrimento usando as mesmas partes. E é por isso que por vezes enfrentar a separação de quem amamos não parece muito diferente de ter uma adaga cravada em nossa barriga.

Eliminar a dor da separação

Com uma dor por vezes tão intensa, não é de admirar que uma pessoa queira eliminá-la de uma vez por todas.

A primeira grande questão então é se deveria fazê-lo.

Para resolver essa questão, há duas situações a se levar em consideração:

  • 1) Quando a dor é potencializadora de grandes lições de vida.
  • 2) Quando a dor é tão intensa que somos destruídos, sem oportunidade de sequer aprender algo.

É uma grande verdade que a dor aliada ao tempo pode ser uma grande professora. Uma mestre rígida de fatro, mas ainda assim com potencial de forçar-nos a amadurecer em muitos aspectos e aprender algumas lições que de outra forma dificilmente teríamos a oportunidade de o fazer.

Mas isto só acontece quando a gravidade do trauma não excede sua capacidade de recuperação.

Essa é a diferença entre recuperar-se de um braço quebrado e ficar aleijado para sempre. Entre superar um coração partido e nunca mais confiar em alguém.

É o que deixa uma pessoa sofrendo de stress pós-traumático.

Por isso, ainda que o objetivo não seja eliminar totalmente a dor da separação, é importante ter a habilidade de reduzí-la.

Reduzir a dor da separação

Dedico uma parte do meu Sistema Manual da Reconquista para cuidar especialmente desta parte, por ser tão importante tanto para o processo de reconquista da pessoa amada, quanto para o processo de superação de um relacionamento passado caso esta seja sua decisão.

Em se tratando de reduzir a dor de um rompimento de relacionamento, o tempo certamente é seu aliado nestas horas. No entanto, o processo de "cura" não depende apenas dele.

Algumas pessoas podem ficar presas nessa dor por anos a fio, deixando a vida no que parece ser um eterno estado de pausa, onde por mais que uma pessoa tente se distrair com outras coisas, aquilo parece estar sempre presente incomodando e deixando todo o resto com uma sensação mecânica e automática.

Por isso recomendo que você desenvolva uma mentalidade proativa no processo de redução desse sofrimento da separação.

Se você deseja aprender técnicas que vão combater isto de forma aprofundada, não deixe de conhecer o Sistema Manual da Reconquista, mas entretanto seguem algumas atitudes que você pode tomar a partir de já para começar o processo.

Decida-se

Dentre os componentes que fazem uma pessoa ficar presa nesse ciclo de sofrimento está um essencial, pelo qual você precisa lidar imediatamente antes de mais nada.

Você precisa decidir o que você quer fazer com esse relacionamento daqui para frente: quer salvá-lo ou superá-lo?

Isto não implica necessariamente que se você quiser salvá-lo vai conseguir fazê-lo imediatamente. Mas a grande questão aqui é que quando uma pessoa fica em cima do muro evitando pensar a respeito ou tomar uma decisão final, está escolhendo ficar no limbo emocional.

E lembra que falamos anteriormente como o tempo pode ser seu aliado? Pois é, nem sempre. Quando está no limbo, o tempo não coopera. Você poderá perder anos da sua vida sem que haja uma real transformação.

Mas quando você decide quer por reconquistar a pessoa que ama, quer por esquecê-la de vez, verá uma gradual transformação nesse sentido.

Esta atitude marca apenas o começo, mas é essencial.

Infelizmente é algo que ninguém pode fazer no seu lugar. Você está sozinho neste marco inicial.

Claro que amigos, parentes, conhecidos, podem dar suas opiniões. Mas no fim das contas a decisão final será sempre sua.

Ao considerar esta decisão, saiba que não há uma resposta universal que servirá para todos os casos. Em alguns certamente é melhor que o relacionamento fique no passado, e que você possa abrir-se para novas oportunidades. Mas para outros, você pode estar deixando para trás aquela pessoa especial que não encontrará jamais outra igual.

Articular o relacionamento com palavras

Existem algumas técnicas específicas que exploro no Sistema Manual da Reconquista, de forma a transformar a compreensão do seu relacionamento em atitudes práticas.

Por agora, você precisa parar um pouco para entender melhor o que se passou com o relacionamento. Não digo apenas sobre o que se passou no final que fez com que tenha terminado, mas também o que se passou no início para que tenha começado em primeiro lugar. A partir de que momento este tornou-se realmente especial para você.

No Sistema Manual da Reconquista, chamo isto de construir a Biografia do Relacionamento.

Se você não sabe onde está em primeiro lugar, fica difícil sair dali.

Com alguma sorte, poderá fazer essa desconstrução com algum bom amigo que tenha a paciência e goste o suficiente de você para escutar-lhe enquanto procura descontruir todo o relacionamento, do início ao fim.

Não é um processo fácil, nem rápido. É algo que vai lhe exigir aprofundamento e você vai precisar deixar um pouco de lado o ego para procurar entender o outro lado da moeda, mesmo que isto seja difícil.

Muitas vezes, as pessoas ao nosso redor não têm assim tanta paciência para nos escutar ir tão a fundo e tão repetidamente sobre essas situações. Quer dizer, ponha-se também no lugar delas: são pessoas que a princípio querem o seu bem, e podem pensar que você está simplesmente andando em círculos... Quando nem sempre isto é verdade.

No Sistema Manual da Reconquista, ensino uma técnica que resolve este problema.

Ao traçar a história do seu relacionamento de forma mais definida, você passa não só a ter um entendimento lógico que vai lhe permitir traçar uma melhor estratégia de reconquista ou superação, mas também um entendimento emocional - e isto é essencial para reduzir o sofrimento da separação.

Dieta Musical

Esta técnica é realmente poderosa.

De modo geral, é uma forma artística bem diferente de outras. A música tem uma relação bem profunda com a espécie humana, e pode ser uma aliada poderosa no seguimento do nosso objetivo, seja este de reconquistar a pessoa que amamos, seja de superar um relacionamento passado.

Já reparou como, a depender do seu estado emocional, o ato de ouvir certas músicas parece mais apropriado que ouvir outras?

Mas a música não apenas reflete o seu estado de espírito. Esta pode também ser o gatilho que você precisa para sair deste.

Uma "playlist" ruim neste momento, pode arruinar o seu dia. Fazendo a escolha certa, você pode administrar seu estado emocional como um maestro.

No entanto, não pense que com isto quero dizer que você deve apenas escutar músicas "alegres". Como disse anteriormente, em certos momentos algumas músicas parecem mais apropriadas que outras. Quando você está totalmente deprimido, a última coisa que quer ouvir é uma música totalmente oposta deste estado emocional.

Parte do processo de escolher uma boa seleção musical envolve entender a diferença entre emoções e sentimentos, e como você pode administrá-los.

Por isso dou tanta ênfase sobre isto no meu Sistema Manual da Reconquista.

Por agora, uma forma mais simples de proceder é procurar fazer uma seleção de músicas que estejam no meio termo entre o seu estado emocional e um mais positivo.

Corra uma Maratona

Okay, ao ler o subtítulo acima você deve estar pensando, "O que diabos?! O homem ficou doido de vez! Qual relação poderia existir entre correr uma maratona e reduzir a dor da separação de um relacionamento?!".

Elementar, meu caro amigo ou cara amiga. Acontece que a relação entre estas duas "atividades" tem uma afinidade que você pode não estar conseguindo visualizar neste momento.

A "maratona" é muitas vezes utilizada como metáfora para descrever o processo de preparar-se para todos os detalhes envolvidos de um evento de longo-prazo.

Não é possível, ou ao menos aconselhável, correr uma maratona para a qual você decidiu preparar-se no dia anterior.

Se você está tentando aliviar o sofrimento causado pelo rompimento de um relacionamento, não adianta simplesmente mentalizar "eu não vou pensar sobre o assunto por um tempo". Isto é o mesmo que eu pedir para você não pensar num elefante cor-de-rosa de bolinhas azuis. Para processar a negativa do meu pedido, você vai ter necessariamente de primeiramente pensar no tal elefante.

Mas se eu falar a mesma coisa para você, enquanto você está com outro problema mais prioritário em mente, talvez você ignore totalmente a minha pergunta.

Então, a maratona é certamente uma metáfora neste contexto, e você pode escolher uma atividade correlata. Mas a questão é que você precisa ter um objetivo prático para o qual precisa preparar-se e uma data definida de execução desse objetivo.

Não pense que a preparação apenas fará com que você "pense em outra coisa".

Nosso cérebro tem uma capacidade magnífica de relacionar várias áreas.

Por isso, um mestre em artes marciais consegue filosofar sobre a vida utilizando como metáfora sua arte. Um cozinheiro também faz isto. E qualquer outra atividade que envolva alguma dedicação.

É o conceito zen de aprender "tudo" através de "uma coisa", feito de forma prática.

Os blocos que você constrói ao trabalhar de forma prática no seu desempenho para a maratona, poderão ser reutilizados depois para administrar suas emoções em relação a esse relacionamento.

Se você deseja aprender mais sobre como pode reconquistar ou superar um relacionamento. Não deixe de conferir o Sistema Manual da Reconquista.

 

O que é o Sistema da Reconquista?

O Sistema da Reconquista é um programa online para guiar-lhe definitivamente no processo de reconquista do seu ou da sua ex, não só prevenindo erros cruciais, mas principalmente deixando claros os passos que você deve tomar para recuperar a pessoa que tanto ama.

Eu quero! (R$ 99,90)

Apresento-lhe o Sistema Manual da Reconquista.

Como trazer um amor de volta

O "Método Reconquistar Meu Amor".

Carinhosamente chamado apenas de "O Reconquistar", por nossos clientes.

É simplesmente o melhor e mais completo sistema para trazer de volta um amor perdido. São pelo menos 3 módulos. Onde você vai aprender as respostas para as perguntas sobre o que NÃO fazer neste momento para acabar com suas chances, "o que fazer para reconquistar" no seu caso em específico através do Plano de Ação, e "Como fazer para reconquistar" com o Manual da Reconquista em formato digital, entendendo cada parte de forma profunda.

Um sistema que resistiu ao teste do tempo e já causou impacto na vida de milhares de pessoas que procuravam reconquistar um amor.

Eu Quero! (R$ 99,90)

Artigos Relacionados

Meu ex já está com outra

O que fazer quando o seu ou sua ex arranja alguém imediatamente após terminarem A cama nem esfriou e o seu ou sua ex já tem outra pessoa? Confira o que você pode fazer.

Sinto falta da minha EX, o que fazer?

Descubra o que fazer ao sentir muita falta do seu ou da sua ex. Tem gente que quando vai embora das nossas vidas, parece deixar o mundo inteiro despovoado. Após uma separação ou rompimento de...

Dê A Sua Opinião

Você Tem Alguma Idéia Para Um Artigo, Ou Quer Esclarecer Alguma Dúvida? Fale-nos A Respeito.
Enviar Opinião
Modo Gratuito
Sua escolha foi registrada! Em breve você receberá vídeos do módulo no seu email.